Fale conosco pelo WhatsApp

Investigador Particular

Embora o termo “investigador” normalmente diga respeito a um cargo ocupado dentro da polícia brasileira, o investigador particular é um profissional que atua de forma autônoma para solucionar os mais diversos tipos de casos. Também conhecido como detetive particular, este profissional ajuda no esclarecimento de situações e resolução de conflitos variados.

Investigador particular usa binóculo para espionar
Imagem: Shutterstock

Para coletar dados e provas a respeito do caso em que está trabalhando, o investigador particular pode adotar táticas que envolvem pesquisa, acompanhamento de pessoas e uso de aparelhos tecnológicos para descobrir tudo a respeito do assunto que está sendo apurado. Para isso, é essencial que ele tenha discrição e atenção aos detalhes, unindo todas as informações de maneira precisa.

Como o investigador particular trabalha?

O método de atuação utilizado pelo detetive varia de acordo com as características de cada caso e conforme as informações cedidas pelo cliente. De maneira simplificada, o investigador particular é um profissional contratado para apurar fatos e colher informações a respeito de determinado assunto, colaborando para elucidar questões que estão preocupando seus clientes.

Embora muitas pessoas associem o trabalho de um detetive a aventuras cinematográficas e repletas de reviravoltas, a realidade fica bem distante desses estereótipos. Na maioria dos casos, os clientes requisitam os serviços de um investigador quando suspeitam de infidelidade conjugal, espionagem empresarial ou desejam encontrar pessoas desaparecidas.

Existem algumas situações em que o investigador particular pode contribuir para solucionar crimes, mas estes profissionais não atuam como agentes da lei. Em geral, os detetives trabalham para cidadãos ou empresas particulares que necessitam de informações a respeito de determinado assunto ou pessoa, coletando dados que podem ser usados para fins judiciais ou até mesmo para a assinatura de um contrato.

Tipos de investigação particular

Ao longo da vida, é natural que as pessoas e os empresários se deparem com diversas situações que geram dúvidas a respeito de seus relacionamentos amorosos ou no mundo dos negócios. A existência deste tipo de dúvida pode ser muito prejudicial tanto no aspecto psicológico – já que a desconfiança pode ser muito tóxica para os pensamentos – como no âmbito corporativo.

Quando esses questionamentos surgem, o investigador particular pode ajudar a desvendar a verdade e sanar todas as dúvidas que podem estar atormentando o cliente. As investigações particulares podem ser de diferentes tipos, se adaptando às necessidades e à realidade de cada cliente, embora as mais comuns sejam referentes às áreas empresariais, conjugais, familiares e de monitoramento.

Entenda a seguir um pouco mais sobre cada um dos tipos de investigação particular mais comuns:

Investigação para empresas

Na investigação empresarial, o detetive atua em nome da empresa e coleta informações a respeito de pessoas, grupos ou outras organizações que são apontadas como possíveis suspeitos de fraude, desvio de dinheiro ou roubo de informações.

Investigação de infidelidade conjugal

A investigação conjugal é, provavelmente, o tipo de investigação mais procurado pelos clientes que contratam por um detetive particular. Em trabalhos deste tipo, o profissional ajuda a elucidar uma possível traição.

Monitoramento

Podendo ser aplicado para diversas pessoas e objetivos, o monitoramento consiste em acompanhar a rotina de uma pessoa específica. Em geral, pais podem pedir que o investigador particular monitore um filho adolescente que pode estar envolvido com drogas, por exemplo, ou até mesmo uma cuidadora que pode estar maltratando um idoso.

Investigação familiar

Este é um campo bastante vasto da investigação particular, podendo abranger praticamente todos os assuntos e segredos familiares.

Contra espionagem

A contra espionagem é uma estratégia que consiste em preservar dados e bens de uma organização, prevenindo a espionagem empresarial e evitando que informações confidenciais sejam roubadas ou vendidas.

Outras situações

As investigações citadas acima são as mais comuns que levam as pessoas a contratarem um investigador particular. Existem situações, porém, que não se enquadram necessariamente em nenhum dos tipos acima, mas que podem ser esclarecidas pelo trabalho de um detetive. Algumas das situações que podem justificar a contratação de um profissional desta área são:

  • Chantagens e ameaças;
  • Abuso de poder;
  • Assédio moral;
  • Concorrência desleal;
  • Vazamento de informações sigilosas;
  • Contratação de uma pessoa para um cargo de confiança;
  • Roubos ou desvio de dinheiro.

Quais são as vantagens de contratar um detetive particular?

É natural que muitas pessoas se sintam impulsionadas a conduzir uma investigação por conta própria, entretanto, a contratação de um profissional pode trazer muitas vantagens ao longo do seu caso. Isso porque o investigador particular é especializado justamente na coleta de provas de maneira discreta, permitindo a resolução dos problemas de forma ágil e sem que o investigado desconfie.

Além disso, o detetive conta com técnicas e ferramentas específicas para conduzir a investigação, atuando com objetividade em todas as etapas da investigação. O investigador também oferece atendimento personalizado, de acordo com as especificidades do seu caso. Como consequência, o profissional pode oferecer um resultado de qualidade e que inspira confiança.

É preciso destacar que, ao concluir a investigação, o detetive profissional apresenta um relatório final bem embasado, com provas concretas e evidências a respeito de suas conclusões. O material é bastante detalhado, e inclui fatos que comprovam aquilo que está sendo apresentado, tais como:

  • Imagens;
  • Horários;
  • Datas;
  • Gravações em áudio e vídeo.

Todo esse material é obrigatoriamente coletado dentro da legislação, o que garante não apenas o anonimato do cliente ao longo de todo o processo investigativo, mas a qualidade das informações obtidas — que podem ser utilizadas como prova em um processo judicial, caso seja desejo do cliente.

Quanto custa contratar um detetive particular?

O valor total de uma investigação pode ser muito variável, mudando de acordo com a complexidade do caso, da quantidade de provas exigidas pelo cliente e da facilidade de acesso aos dados do investigado. Outros aspectos que influenciam diretamente no valor da investigação são os recursos necessários o tempo dedicado ao caso.

Não existe uma tabela oficial para definir os preços cobrados por um investigador particular, cabendo ao profissional avaliar as características do caso e explicar ao contratante tudo o que será necessário fazer para elucidar as questões. Caso você queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e converse com uma agência de detetives particulares reconhecida nacionalmente.