Fale conosco pelo WhatsApp

Como contratar um Detetive Particular?

Relacionamentos humanos são muito difíceis e, mesmo com toda a evolução tecnológica, as pessoas se encontram sempre como reféns de dúvidas. O comportamento de indivíduos próximos, por vezes, pode gerar desconfianças muito incômodas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. De olho nisso, muitas pessoas se questionam sobre como contratar um detetive particular para elucidar essas questões.

Detetive particular fotografando casal.
Imagem: Shutterstock

Embora seja simples pesquisar e entender um pouco melhor sobre a atuação deste tipo de profissional, o principal questionamento a respeito de como contratar um detetive particular é quando o investigador deve ser procurado. Afinal, será que vale a pena investir neste serviço? Não é uma ação precipitada? Este é um investimento realmente necessário? Será que não existem métodos mais caseiros e amadores que tragam o mesmo resultado? Entenda todas essas questões a seguir.

Como funciona o trabalho de um detetive particular?

Como contratar um detetive particular se eu não vivo em um filme de suspense? Esta provavelmente é umas das principais dúvidas que povoam a imaginação das pessoas. Isso acontece porque a forma como funciona o trabalho de um detetive particular é extremamente romantizada, sendo retratada de maneira bastante caricata nos filmes e séries de televisão — normalmente representando alguém que está munido de um bloco de anotações e de uma lupa para elucidar casos de crimes e assassinatos misteriosos.

Esse pensamento, contudo, é fantasioso demais frente ao trabalho que o detetive realmente desempenha em sua grande maioria dos casos. Veja, abaixo, os casos mais recorrentes onde há a necessidade do trabalho deste profissional e entenda como contratar um detetive particular para solucionar casos dos mais diversificados:

Infidelidade conjugal

Este é, talvez, o problema mais comum enfrentado por quem deseja saber como contratar um detetive particular. Muitas pessoas começam a desconfiar de que o parceiro ou parceira está vivendo um relacionamento extraconjugal — seja pelo excesso de brigas, ausência constante, indiferença ou diminuição abrupta da rotina sexual —, e o surgimento de desconfianças e evidências de uma traição é fundamental para que decidam contratar os serviços de investigação particular.

Pressionar o companheiro infiel sem ter provas do que se diz é sempre um tiro no escuro. Para tanto, nada melhor do que poder se valer de provas por meio de uma investigação conjugal, principalmente com fotos e vídeos, para validar a própria palavra e ter até mesmo o que apresentar em casos de separação litigiosa.

Investigação empresarial

Gerir uma empresa requer olhos bem abertos para funcionários com má conduta ou até mesmo sócios desonestos. Muitos dos que almejam entender como contratar um detetive particular precisam desenrolar conflitos graves envolvendo rotinas administrativas. Dentro deste contexto, existem problemas dos mais diversos.

Seja espionagem, desvio de dinheiro ou concorrência desleal, o fato é que empreendedores podem se ver em maus lençóis tanto em razão de fatores internos quanto externos. E a investigação empresarial é ainda mais indispensável a depender da gravidade das situações, dado que suas provas podem ser categóricas para a finalização de imbróglios judiciais de pequeno, médio e grande porte.

Problemas familiares

Não são só os problemas amorosos que podem levar pessoas a quererem saber como contratar um detetive particular. Buscas por pessoas desaparecidas ou sequestradas estão dentre as principais atribuições ao serviço de um investigador. Além do mais, o monitoramento de filhos, sobretudo adolescentes, como forma de investigar supostas condutas inapropriadas ou ações potencialmente danosas também está presente na lista de atribuições do detetive.

Por que devo saber como contratar um detetive particular?

Outra questão muito frequente que faz parte das dúvidas a respeito de como contratar um detetive particular diz respeito aos casos que se enquadram no trabalho realizado pelo profissional, isto é: quando procurar um investigador?

Aqui estão algumas situações em que você precisa pensar e avaliar se deve considerar um investimento em uma agência especializada:

  • Chantagens e ameaças;
  • Quando se desconfia de roubos ou desvios de dinheiro;
  • Furtos, fraudes e extorsões;
  • Assédio moral;
  • Concorrência desleal;
  • Espionagem e vazamento de informações sigilosas;
  • Abuso de poder;
  • Precaução antes de contratar alguém para um cargo de confiança.

Em todos esses casos, saber como contratar um detetive particular de sua inteira confiança é o primeiro passo para garantir que você terá todas as suas suspeitas e dúvidas sanadas e com provas irrefutáveis.

Como o detetive trabalha?

Hoje em dia, a tecnologia já se tornou aliada de muitos profissionais, em diferentes segmentos e áreas. E com os detetives não foi diferente. Antes de ir atrás de saber como contratar um detetive particular, portanto, entenda como um detetive trabalha, uma vez que esta é uma profissão regulamentada e que exige treinamento e capacitação profissional para quem se propõe a exercê-la.

Hoje é cada vez mais comum que os detetives façam uso de chips, aplicativos, escutas e rastreadores, além dos clássicos equipamentos de foto e filmagem, cada vez mais compactos e discretos, garantindo a eficácia de seu trabalho. O trabalho de detetive particular foi regulamentado pela Lei Nº 13.432/2017, de 11 de abril de 2017, que exige que o profissional tenha pelo menos o ensino médio completo e conclua o curso de formação específica de detetives.

Quanto custa contratar um detetive particular?

Muitas das pessoas que querem saber como contratar um detetive particular não fazem ideia da estipulação de preço médio deste tipo de atividade. Tudo isso, claro, dependerá da localidade em que o profissional atuar, bem como da complexidade do caso.

Para saber o preço do detetive particular, leva-se em conta quanto tempo levará para solucionar o problema, bem como a dificuldade de acesso às informações da pessoa a ser investigada. O número de provas a ser exigido pelo cliente também faz parte da formulação orçamentária. Até mesmo os equipamentos a serem utilizados para que a investigação obtenha sucesso entram neste tipo de cálculo.

O preço médio estipulado da diária do trabalho de um detetive particular na cidade de São Paulo é de R$ 800 ao dia. É claro que isso só é feito depois de um contato entre cliente e detetive, com o envio das informações completas sobre o caso. Independentemente do valor, o que vale a pena ser considerado é o preço de suas dúvidas e da tranquilidade em saná-las.

Caso você ainda tenha dúvidas a respeito de como contratar um detetive particular, entre em contato e tire todas as suas dúvidas a respeito da atuação deste profissional.

cta-820x140-daniele-sinais-de-uma-traicao