Fale conosco pelo WhatsApp

Como me tornar um detetive profissional?

Para seguir a profissão de detetive profissional é preciso ter bastante dedicação, técnica, raciocínio e preparo físico

detetive-profissional
Imagem: Shutterstock

A profissão de detetive profissional vem crescendo bastante, e se fixou ainda mais, quando a Lei n.º 13.432/2017 regulamentou a profissão. Claro, que foram inseridas algumas ressalvas na lei, assim como a de que ele não poderá investigar crimes ou interferir em investigações policiais, a menos que tenha uma autorização emitida pelo delegado de polícia.

Ser um detetive profissional apesar de ser uma atividade que garante diversas surpresas, emoção e ajuda muita gente, ela não é nada fácil e possui muitos desafios. Para seguir essa profissão, é preciso muita dedicação, técnica, raciocínio e bastante preparo físico, de modo a realizar seus casos com maior precisão e assertividade possível.

Mas, um dos principais questionamentos das pessoas que decidem seguir essa profissão é: O que eu devo fazer para me profissionalizar e me tornar um ótimo detetive profissional? Nesse artigo, iremos explicar tudo o que você precisa saber para se tornar um detetive profissional!

Quais requisitos e formação é preciso ter para se tornar um detetive profissional?

A profissão de detetive profissional possui várias vertentes, sendo que ele pode trabalhar no setor privado, como autônomo ou como funcionário de uma empresa ou agência de investigação. Além disso, existe a possibilidade deste profissional trabalhar no setor público como investigador criminal na polícia civil.

Sendo assim, para se tornar um detetive profissional não é necessário ter curso superior, porém é necessário fazer cursos específicos da área para adquirir noções básicas sobre a profissão, além de prática e experiência.

Nos cursos para detetives profissionais serão abordados temas sobre direito criminal, varredura eletrônica, noções de como usar fotografias nas investigações, técnicas de perseguição, como elaborar relatórios, entre outros materiais que irão nortear e dar o embasamento necessário para o profissional.

Como o detetive profissional atua?

O detetive profissional pode trabalhar em diversas vertentes como já citamos e a sua atuação independente do segmento escolhido possui a mesma base, que é:

– Conversa com o cliente

O primeiro passo para iniciar a investigação é conversar com o cliente para conhecê-lo e entender o seu problema e as suas expectativas. Desta forma, ele conseguirá obter as informações necessárias e relevantes para realizar o serviço o melhor possível.

O ideal é que periodicamente após o início da investigação, o detetive profissional entre em contato com o cliente para informá-lo sobre o andamento do caso.

– Utilização dos equipamentos

Para realizar a investigação e conseguir coletar todas as informações, os detetives profissionais se utilizam de equipamentos bastante tecnológicos, assim como:

  • GPS;
  • Software de espião;
  • Micro-câmeras;
  • Disfarces;
  • Câmeras fotográficas e vídeo;
  • Gravador de áudio;
  • Escutas;
  • Banco de dados;
  • Entre outros.

Dependendo do tipo de investigação, o detetive profissional pode se utilizar de um ou mais táticas e equipamentos para alcançar o seu objetivo.

Quais são os processos da investigação?

Cada investigação funciona de uma forma, visto que, ela vai depender das ações dos investigados ou das pistas coletadas durante o processo.

A duração também varia de caso para caso, contudo, pode levar em torno de 10 dias para ser concluída. De forma geral, o processo de investigação inclui todo o monitoramento, entrevistas com pessoas que possam fornecer algum tipo de informação relevante para o caso, buscar registros na internet, órgãos oficiais e onde for possível, e se for o caso, fazer alguma viagem.

É durante essa fase de investigação que o detetive profissional passa por situações perigosas, exigindo que ele tenha um bom preparo físico e mental para conseguir se proteger e sair são e salvo.

Como é feita a conclusão do caso?

Após reunir todas as provas e informações necessárias, o detetive profissional elabora um relatório completo com todas as informações coletadas para repassar para o cliente. É muito difícil encontrar um caso que fique sem uma resolução ou que seja interrompido antes de sua conclusão, contudo, caso isso aconteça é obrigação do profissional entregar todas as informações encontradas.

Quais trabalhos um detetive profissional pode fazer?

O profissional que optar por esse tipo de trabalho poderá realizar diversos serviços, assim como:

  • Localização de pessoas: objetivo de encontrar apresentes desaparecidos, seja devido a sequestro, tráfico de órgãos, tráfico humano, entre outros;
  • Investigação Conjugal: realizada para identificar uma possível infidelidade no relacionamento;
  • Casos empresariais: solicitada para tirar dúvidas sobre funcionários infiltrados ou desleais, concorrentes captando informações e sócios desviando dinheiro do negócio;
  • Crimes: auxilia a polícia a desvendar crimes de tráfico de drogas e homicídios. Esse tipo de atuação também pode ser realizada após o encerramento de um caso inconclusivo.

Para saber mais, entre em contato com a detetive particular Daniele e veja em que situações podemos te ajudar!

Entre em contato:

Preencha o formulário e aguarde nosso contato ou se preferir, ligue no: (11) 2389-0685, (11) 2387-8328, +55 (11) 98553-5942 +55 (11) 98553-5942. Atendimento confidencial.