O desaparecimento de adolescentes infelizmente se tornou uma realidade comum nos dias de hoje. Por diversos motivos, esses jovens em uma fase de descobertas e emoções afloradas podem pensar na fuga como uma forma de resolver os problemas enfrentados.
Por isso, neste artigo preparamos um guia especial, mostrando como agir em desaparecimento de adolescentes. Sabendo como proceder em meio a esta situação angustiante, os responsáveis saberão qual a melhor direção a ser seguida.
Por que o desaparecimento é tão comum entre os adolescentes?
As motivações para o desaparecimento de adolescentes são as mais variadas. Entretanto, existem alguns conflitos mais comuns, que contribuem para essa ação. Por exemplo, brigas e discussões familiares e a não aceitação de relacionamentos levam os jovens a recorrer a meios que eles consideram mais fáceis para resolver a questão.
Como já citado, esta fase carrega consigo emoções à flor da pele, o que intensifica ainda mais o conflito vivido. Essa junção de fatores é a receita para fazer com que um adolescente considere o desaparecimento como uma solução plausível e resolutiva.
O que fazer em caso de desaparecimento?
O primeiro e mais importante passo é respirar e procurar manter a calma, mesmo em meio a uma situação alarmante. Pois, agindo com mais tranquilidade, é possível lembrar de detalhes que podem contribuir muito para solucionar o desaparecimento. Quando o adolescente desaparece, esse caso precisa ser reportado à delegacia mais próxima, para que a polícia faça o seu trabalho nesse sentido. É um mito associar que é preciso 24 horas para reportar um desaparecimento, este deve ser feito imediatamente. Também, tentar memorizar a roupa que o adolescente está usando é muito importante, pois, em caso de desaparecimento, essa descrição mais clara sobre a roupa pode ser a chave para encontrar esse jovem de forma mais rápida.
É de grande ajuda pensar nos locais de preferência desse adolescente, quais ruas e estabelecimentos ele costuma visitar, além de entrar em contato com familiares e amigos, que podem ajudar na localização. Assim que o adolescente for localizado, a polícia deve ser informada, para encerrar a busca.
O papel da investigação particular na busca
A investigação particular é muito importante para solucionar o caso de forma mais rápida. Entretanto, essa investigação não exclui a necessidade do trabalho policial. Um investigador particular trabalha de forma colaborativa com a polícia, com o objetivo de atingir os melhores resultados possíveis. O detetive particular pode entrevistar familiares e amigos do adolescente desaparecido para obter informações sobre sua rotina, hábitos, relacionamentos, possíveis conflitos e locais que costumava frequentar. Essas informações podem ajudar a traçar um perfil do adolescente e identificar pistas que levem ao seu paradeiro.
Ainda, o detetive particular pode compartilhar todas as informações que coletar com a polícia, o que pode ajudar a equipe de investigação a ter uma visão mais completa do caso. Também pode ajudar a polícia na execução de diligências, como a busca em locais específicos ou a entrevista de testemunhas.
Detetive Daniele
Como vimos, um detetive particular não exclui a necessidade do trabalho policial, contudo pode contribuir muito para a resolução de um desaparecimento de adolescentes. Para este trabalho, escolha a Detetive Daniele, que tem a experiência necessária para resolver o caso, não só com desaparecimento, mas também na investigação de comportamento suspeito do adolescente. Entre em contato e tire as suas dúvidas!
Leitura recomendada: Como Identificar uma Infidelidade Crônica?