Veja algumas dicas das precauções que se deve adotar ao efetivar um novo colaborador no time de sua empresa
Todas as empresas em expansão precisam adotar cautela quando optam pela efetivação de novos colaboradores. Afinal, o mundo dos negócios é um lugar competitivo e qualquer decisão equivocada pode custar a saúde financeira de uma organização. Portanto, setores de RH precisam redobrar sua atenção e cuidados ao contratar funcionários.
Considerando um cenário de crise econômica e alta no desemprego, como é o atual, certamente o número de candidatos a determinada vaga pode ser bem amplo. Nesta pré-seleção de currículos, os cuidados ao contratar funcionários já devem começar do ponto de vista técnico: muitas pessoas acabam se candidatando a oportunidades que não sejam sua área de atuação.
No entanto, este é apenas um dos problemas. O cuidado deve se estender também a eventuais candidatos mal-intencionados. São muitos os relatos de espionagem industrial, além de funcionários que aplicam desvios ou sabotam colegas de trabalho para subir na carreira.
Problemas como esses são constantemente levados até escritórios de detetive particular, por exemplo. A investigação empresarial é um dos muitos braços da área e está habituada a desvendar casos de comportamentos inadequados entre sócios e colaboradores em empresas de todos os tamanhos. Como forma de evitar que a situação chegue a esse extremo, confira algumas dicas de cuidados ao contratar funcionários para aplicar nos processos seletivos da sua empresa.
Cuidados contratar funcionários: a formalização de contrato
Uma dica muito valiosa para a efetivação de colaboradores é adotar o modelo de experiência, quando o novo funcionário é avaliado durante um determinado período. O empregador, neste caso, tem a oportunidade de renovar o contrato a cada 45 dias do período acordado. Contudo, se o profissional for dispensado em regime CLT, sem justa causa, ele tem direito ao 13º salário proporcional, a férias proporcionais e a 40% do FGTS.
Existem algumas diferentes maneiras para que o empreendedor decida pela contratação de seu funcionário, sendo elas:
- Regime PJ;
- Registro CLT;
- Terceirização;
- Freelancer;
- Cooperativa;
- Estágio;
- Trainee.
Cada um dos modelos exige distintos cuidados ao contratar funcionário. Em cada situação, existem tributos referentes aos empregados, tais como INSS, FGTS e IRPF. No caso da PJ, é preciso cobrar do colaborador uma nota fiscal mensal.
Vale reforçar que, após a reforma trabalhista de 2017, o mercado passou a dar espaço para modelos de contratações com empresas terceirizadas, permitindo que outra organização se responsabilize pela prestação de determinado serviço.
Seleção eficiente: análise de comportamento
Não é à toa que profissionais de Recursos Humanos necessitam apresentar ensino superior em Psicologia. Entender o comportamento humano é um dos requisitos fundamentais dentre os existentes cuidados ao contratar funcionários. Enquanto o currículo falha em revelar aspectos humanos, apontando somente as capacitações técnicas, uma entrevista bem planejada consegue capturar aspectos da personalidade do candidato ou candidata.
Atributos como resiliência, relacionamento interpessoal, boa inteligência emocional e flexibilidade são fundamentais para algumas vagas. Em alguns processos seletivos, é comum que seja aplicada uma dinâmica de grupo. Todo candidato, por melhor que seja, pode apresentar comportamentos tóxicos que não agreguem à cultura organizacional da empresa e que podem sinalizar futuros problemas.
Outra situação que pode acontecer é a de o gestor exigir os antecedentes criminais de determinado candidato. A Justiça do Trabalho vem se configurando de modo a entender que essa simples exigência não configura dano moral. Entretanto, a Lei nº 9.029/1996 determina que não pode haver nenhuma prática discriminatória e limitativa com relação à efetivação de novos funcionários.
Contrate um detetive particular
Mesmo que as empresas invistam cada vez mais recursos e cuidados ao contratar funcionários, problemas e desconfianças acerca dos comportamentos de colaboradores podem continuar surgindo.
Uma maneira eficiente e segura de se apurar a conduta de um trabalhador sem praticar nenhum tipo de ato discriminatório que possa render até mesmo um processo trabalhista é contratar os serviços de um detetive particular, com foco em investigação empresarial.
A equipe do escritório da detetive Daniele tem experiência comprovada de mercado para lidar com esse tipo de situação. Nos envie uma mensagem agora mesmo e faça um orçamento!