Se tornar um detetive particular não é nada fácil, e requer muita dedicação e trabalho duro
Um dos mistérios que rondam essa profissão fascinante e falada em filmes, séries e desenhos, é justamente como se tornar um detetive particular.
Isso porque, o trabalho de um investigador é muito interessante e curioso, além de trazer muita emoção. Contudo, é preciso muito mais do que discrição e aptidão para se tornar um detetive particular.
Visando ajudá-los, neste conteúdo iremos mostrar como funciona o curso de detetive particular. Confira!
COMO FUNCIONA UM CURSO DE DETETIVE PARTICULAR?
Como a maioria das áreas profissionais, para se tornar um bom detetive particular é preciso que os profissionais se capacitem em um curso destinado para esse tipo de profissão.
Entretanto, em primeiro lugar, é preciso entender que não existe um curso de formação universitária que transforma uma pessoa em um profissional da investigação. Mas existe no mercado um curso de detetive particular que ajuda esse profissional a conquistar habilidades técnicas necessárias para se tornar um investigador de sucesso.
No curso teórico de formação são ministradas noções básicas de direito criminal, varredura eletrônica, técnicas do uso da fotografia nas investigações, elaboração de relatórios, técnicas de perseguição, dentre outras habilidades preciosas para esse tipo de profissional.
Apesar da necessidade de toda a base teórica e do curso de detetive particular, o que realmente forma a habilidade de se conduzir uma investigação é a rotina laboral na prática.
QUANDO UM DETETIVE PARTICULAR PODE COMEÇAR A ATUAR?
Para atuar na profissão é preciso vontade. Afinal, não é segredo que a chave do sucesso de qualquer profissão é fazer o que dá a você prazer.
Contudo, para atuar nesta área, é preciso também:
Conhecer as leis
Logo de cara, é importante que você saiba que o trabalho de detetive particular foi regulamentado no Brasil em 11 de abril de 2017, pela Lei nº 13.432/2017. Isso torna muito mais fácil o dia a dia, além de viabilizar que as provas obtidas durante a investigação sejam aceitas por juízes em processos movidos pelos contratantes.
Formação profissional
Vale ressaltar que, apesar de a Lei não exigir formação profissional, é considerável obter uma certificação por meio do curso de detetive particular, já que isso irá proporcionar todo conhecimento técnico.
Entrando no mercado de trabalho
Após conhecer as leis e ter realizado o curso de detetive particular, você já pode começar a exercer a profissão. Somente a prática será capaz de aprimorar as suas habilidades e aperfeiçoar sua vocação profissional, garantindo assim o sucesso em todos os casos investigados.
PRECISO SOLUCIONAR UM CASO. DEVO FAZER O CURSO DE DETETIVE PARTICULAR?
Sim, o curso de detetive particular é muito importante para conhecer as técnicas utilizadas nessa profissão. Contudo, é necessário também ter o registro de Detetive Profissional Autônomo, que é feito no setor do ISS da prefeitura da sua cidade.
A grande maioria das prefeituras exige que o profissional tenha em mãos um certificado de um curso de detetive particular com CNPJ, mesmo a profissão ainda sendo de livre exercício.
QUAIS SÃO AS HABILIDADES E PRÁTICAS DE UM DETETIVE?
Após a conclusão do curso de detetive particular, o profissional já estará habilitado a desempenhar suas funções como investigador. São muitas as vertentes e possibilidades dentro do ramo, já que pessoas costumam contratar detetives particulares por diversas razões e motivos.
Entretanto, um profissional da investigação pode ser o responsável por conduzir casos como:
- Suspeita de relacionamentos extraconjugais;
- Investigação de adolescentes em atividades suspeitas;
- Vigília de profissional em atitudes suspeitas;
- Espionagem empresarial;
- Fraude, desvios e má conduta de colaboradores em uma empresa;
- Busca por pessoas desaparecidas.
Mas para que a investigação tenha a resolução esperada pelo contratante, é muito importante que sejam fornecidos todos os dados e informações para que o detetive particular possa liderar o caso da melhor forma possível. Afinal, ter concluído o curso de detetive particular não o torna um super-herói, e o profissional precisará de tudo o que for necessário para solucionar o caso.
Uma das principais habilidades de um detetive particular é a eterna discrição para que os casos não sejam comprometidos. Além de estar disposto a correr riscos e gostar de adrenalina e quebra de rotina.
Geralmente, a escolha por esse tipo de profissão requer mesmo vocação e amor ao que se faz.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.