Você provavelmente já se perguntou qual a diferença entre um detetive x investigador. Essa dúvida é extremamente comum, já que as duas funções são semelhantes e em alguns casos podem até se complementar.
Pontos chave diferenciam a atuação desses profissionais e, se você está buscando um detetive para uma investigação particular, ou apenas tem curiosidade sobre o tema, esse artigo é o ideal para te ajudar a entender definitivamente qual a diferença entre detetive x investigador.
Principais diferenças entre um detetive x investigador
A principal diferença entre o detetive x investigador é o campo de trabalho. Um detetive particular é um profissional autônomo que atua individualmente ou em agências de detetives coletando dados e informações de natureza não criminal, com a finalidade de esclarecer assuntos de interesse privado.
Já o investigador, é um servidor público concursado que atua na Polícia Civil ou Federal. Um detetive particular pode colaborar com uma investigação policial em curso, mas isso irá depender da autorização do cliente e do consentimento do delegado de polícia para isso.
O prazo de uma investigação particular também é diferente de uma investigação criminal. Em investigações conjugais (traição), por exemplo, o detetive particular leva de 5 a 10 dias em média para coletar todas as provas e apresentar um resultado ao cliente. Um investigador de polícia tem em média de 15 a 30 dias para levantar provas, informações sobre as vítimas, entrevistar testemunhas e determinar um possível culpado. Esse prazo pode se estender de acordo com a complexidade da investigação.
Regulamentação da profissão
A atividade de detetive particular foi regulamentada recentemente e determinou limites legais que ajudam na diferenciação das profissões detetive x investigador como, por exemplo, o respeito à privacidade das partes investigadas, que prevê o “sigilo de fontes e respeito ao direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem das pessoas”, sendo o detetive passível de punição em caso de descumprimento.
Homens e mulheres interessados em seguir carreira como detetive particular devem ter acima de 18 anos e, apesar de não obrigatória, recomenda-se a formação específica para a função. Existem diversos tipos de cursos e palestras, presenciais ou a distância, que contribuem para o desenvolvimento das habilidades necessárias neste ofício.
O conteúdo das formações varia de acordo com a instituição e tipo de curso. É importante ressaltar que uma das maiores diferenças entre detetive x investigador é que o aspirante a investigador de polícia deve ter ensino superior completo em qualquer área de atuação e, ao ser aprovado no concurso público, passa por um treinamento para exercer a função.
O treinamento também prepara os detetives para aplicar as melhores estratégias de acordo com a investigação, técnicas de campo, práticas contratuais, melhores equipamentos e como utilizá-los, etc.
Detetive x investigador: de qual eu preciso?
O detetive particular atua em casos particulares e é o profissional que transforma dúvidas em provas. A partir de um contato inicial, ele traça todo o plano de ação para investigar casos não criminais com profissionalismo e agilidade. Hoje são mais de 80 mil detetives atuando em todo o país.
Na Agência de Detetives Daniele, contamos com os melhores profissionais para atender às suas necessidades. Existe dúvida? Então estaremos prontos para atuar. A investigação conjugal (por suspeita de traição), por exemplo, é trabalho para um detetive particular. Infrações administrativas, sócios e funcionários com conduta suspeita, infração contratual, entre outros, configuram investigação empresarial/corporativa.
Um detetive particular também pode auxiliar em questões familiares, suspeitas com funcionários domésticos, como babás e cuidadores de idosos, pessoas ou animais desaparecidos e até mesmo identificação de paternidade.
Se a sua suspeita se enquadra em algum dos casos acima, entre em contato com a equipe da Detetive Daniele e troque a suspeita por certeza. Com os profissionais e equipamentos certos o seu caso pode ser solucionado antes mesmo do que você imagina.
Essa é a grande diferença entre detetive x investigador, enquanto um tem o amparo da polícia para atuar, o outro é contratado de forma particular e em casos de menor complexidade.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.