Distúrbio psicológico conduz mulheres e homens a terem aventuras sexuais contínuas e insatisfatórias
A ninfomania é um transtorno de comportamento que leva suas vítimas a se portarem de forma doentia e obcecada em relação ao sexo.
Trata-se de uma doença. Seu nome exato é transtorno hipersexual e ele apresenta duas vertentes: a satiríase, quando acomete homens, e a ninfomania propriamente dita, quando se manifesta em mulheres. Porém, o termo ninfomania é bem mais conhecido do que o termo satiríase.
Ambas as palavras, por sinal, têm origem na mitologia grega. Nela, ninfas são espíritos femininos, geralmente ligados à natureza. Já sátiros são entidades masculinas, cujo corpo é parte humano e parte animal, que seduzem as mulheres.
Em 2013, um filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier, Ninfomaníaca, gerou comoção e polêmica ao retratar a vida de uma mulher obcecada por sexo, com todos os prejuízos que tal condição havia lhe gerado.
A ninfomania pode causar traições conjugais (e a satiríase também, claro). Em casos nos quais existem a suspeita de uma possível traição, o ideal é pedir a ajuda de uma detetive particular.
O que é ninfomania?
O transtorno hipersexual feminino, ou hipersexualidade feminina, tal como já mencionado, é a denominação clínica da ninfomania.
As primeiras descrições de mulheres acometidas de hipersexualidade (ninfomania) surgem no séc. XVII, mas apenas no final do séc. XIX tal comportamento passa a ser visto como um transtorno psiquiátrico.
À época, os tratamentos recomendados para casos de ninfomania eram brutais (e totalmente ineficazes).
Por exemplo, recomendava-se a remoção cirúrgica do clitóris da mulher que tinha tal doença ou a realização de sangramentos induzidos em sua vagina.
Em tempo: outro tratamento totalmente ineficaz que já se tentou contra a ninfomania é o aumento ou a diminuição provocada de hormônios no corpo feminino. Além de não ter efeito contra a doença, tal “remédio” pode causar danos colaterais horríveis nas pacientes — câncer, em especial.
O que é satiríase?
Satiríase é o nome dado ao transtorno hipersexual masculino, ou hipersexualidade masculina. Caracteriza-se pela busca doentia por sexo por parte de um homem.
A satiríase, acreditam alguns médicos e antropólogos, é provavelmente mais comum na população da maioria dos países do que a ninfomania. No entanto, por questões culturais, a impressão geral é que justamente o contrário ocorre.
Isto acontece devido ao machismo. Boa parte das pessoas vê a busca desenfreada por sexo, quando feita por um homem, como algo natural e até desejável; encara-se tal comportamento, no caso masculino, como uma demonstração de virilidade e força, não como uma doença.
O mesmo não se dá em relação às mulheres. No caso delas, ter relações sexuais com uma grande quantidade de parceiros é enxergado, por uma parcela da população, como prova de depravação moral vinda da mulher que assim procede.
No entanto, essa é uma análise preconceituosa e, portanto, errada de tais fenômenos.
Ninfomania e satiríase são ambos desvios de comportamento que indicam, em seus acometidos, a existência de distúrbios de ordem emocional graves — e ambos pedem tratamento psicológico e psiquiátrico.
Sintomas da ninfomania
Há um conjunto de posturas e atitudes que indicam a ocorrência de ninfomania. Podemos destacar algumas:
- Consumo excessivo da pornografia, a um ponto em que a mesma acaba se tornando praticamente um vício de quem sofre de ninfomania;
- Pensamentos recorrentes sobre sexo. O indivíduo tem sua mente ocupada, quase o tempo todo, por desejos e considerações sobre atos sexuais;
- Falta de prazer na relação sexual. Paradoxalmente, embora pense e pratique sexo com elevadíssima frequência, a pessoa não atinge o orgasmo em suas relações;
- Comportamentos ofensivos em público — em casos extremos, a vítima de ninfomania pode se masturbar perante outras pessoas, por exemplo;
- Acesso a múltiplos parceiros sexuais. Uma das manifestações mais perigosas da ninfomania, pois sujeita o indivíduo a adquirir infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, HIV e outros.
Causas da ninfomania
Quase sempre a ninfomania está associada a um conjunto de elementos desencadeantes. É raro a causa de tal doença ser um único fator. As razões da ninfomania costumam ser:
- Traumas sofridos na infância. Infelizmente, o abuso sexual contra crianças e adolescentes é dolorosamente comum no Brasil e em outros países. Não é raro que pessoas que passaram por isso se tornem ninfomaníacas quando adultas;
- Distúrbios psicológicos adquiridos. Traumas sofridos ao longo da vida, mesmo que não de ordem sexual, podem desencadear a ninfomania;
- Distúrbios psicológicos inatos. Embora isto não seja comum, comportamentos psicóticos, como a ninfomania, podem, às vezes, ter origem genética.
Por que a ninfomania aumenta os riscos de traição no casamento?
Sendo uma doença de ordem emocional, a ninfomania tem potencial para ultrapassar as noções morais da pessoa que dela padece. Ou seja, o indivíduo sabe que está traindo a companheira ou o companheiro, sabe que isto é errado — mas, mesmo assim, não consegue evitar fazê-lo.
Se e quando a traição é descoberta, o colapso do casamento é bastante provável, a não ser que a parte traída da relação aceite perdoar a parte traidora, e essa última concorde em tratar-se da doença de que sofre.
Como funciona o tratamento para a ninfomania
Em se tratando da ninfomania, o tratamento é de ordem:
- Psiquiátrica — com o uso de ansiolíticos, antidepressivos e estabilizadores de humor;
- Psicológica — em especial, com o emprego da terapia cognitiva-comportamental.
Como lidar com a ninfomania no casamento
Em se tratando de uma relação conjugal, a ninfomania é insustentável.
A maioria esmagadora das relações amorosas (principalmente, mas não somente, o casamento) pressupõe a fidelidade dos parceiros, um para com o outro, dentro da relação. Fora disso, nesta maioria, não há casamento possível.
A ninfomania devasta lares — e você, leitora, precisa saber se isso está ou não acontecendo no seu.
Confira mais artigos relevantes sobre traição e entre em contato conosco para esclarecer outras informações a respeito do nosso trabalho — https://detetivedani.wsilab.com.br/agende-agora/
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.