A tecnologia somada aos problemas de relacionamento tem ocasionado um crescimento exponencial da traição atualmente. Os parceiros confiam menos um nos outros e o uso do smartphone tem favorecido os casos extraconjugais, aumentando a procura pelo detetive conjugal.
A investigação particular é um recurso seguro e prático para esses casos, pois, o detetive conjugal tem o treinamento necessário para conduzir uma investigação sem permitir que o investigado suspeite de algo. A seguir, confira como é a atuação desse profissional e os detalhes de uma investigação de traição.
O que faz um detetive particular?
Diferentemente do que aparece nos filmes, o detetive particular é um profissional que dedicou anos de estudo e aprimoramento ao uso de estratégias e equipamentos específicos que viabilizam conduzir uma investigação pessoal com discrição e eficiência.
Mais do que dom, o profissional deve desenvolver habilidades variadas para desempenhar a função com excelência, acompanhando o investigado de perto sem levantar suspeitas. Apesar do envolvimento em investigações criminais ser uma retratação comum dos detetives, as suspeitas conjugais, pessoais e familiares estão mais presentes no dia a dia desses profissionais.
Assim, a área de investigação particular tem uma série de especialidades, como o detetive conjugal, especialista em traições, detetive familiar, detetive industrial, para casos corporativos, etc.
Como o detetive conjugal atua?
A atuação do detetive conjugal é bastante particular, pois, além de lidar com uma investigação complexa de monitoramento do suspeito, ele deve ter aptidões para comunicar-se com o contratante, que é uma pessoa que está em uma situação vulnerável e emocionalmente abalada.
Dessa forma, o detetive conjugal faz o levantamento inicial dos dados do investigado com o parceiro que o contratou e suspeita da traição. Entre essas informações estão: rotina de trabalho, foto, carro, horários e comportamentos que resultaram na suspeita.
Após essa fase, o profissional pede ao contratante que aja normalmente no dia a dia para que o investigado não mude a rotina. Com isso em mente, o detetive conjugal fará o monitoramento do cônjuge, verificando locais que frequenta, horários, companhias, etc.
Quanto tempo demora a investigação conjugal?
A duração da investigação conjugal pode variar bastante de acordo com o caso. Em geral, especialistas afirmam que entre 7 e 10 dias são suficientes para descobrir uma traição, pois, é o intervalo máximo nos quais os encontros extraconjugais costumam acontecer.
No entanto, mais tempo pode ser solicitado pelo detetive conjugal se ele identificar que o investigado tem um comportamento suspeito, mas não conseguiu levantar provas consistentes durante esse período de investigação.
Como são adquiridas essas provas?
Um aspecto central na investigação conjugal é o levantamento de provas irrefutáveis, de forma que com a apresentação delas o investigado não possa alegar equívoco ou engano. Dessa forma, as provas são adquiridas de diversas maneiras, como:
- Por meio de fotografias do investigado em situações suspeitas;
- Gravação de áudio utilizando equipamentos escondidos e escutas;
- Monitoramento via GPS para verificar todos os lugares visitados no período da investigação;
- Gravação de vídeo em locais públicos quando necessário;
- Monitoramento das atividades no celular do investigado identificando encontros ou conversas.
Portanto, após a investigação o detetive conjugal terá uma série de conteúdos que comprovem ou refutem a traição para o contratante.
Como as provas são apresentadas ao cliente?
A apresentação das provas levantadas é outra fase crítica. Após a investigação o profissional elabora um relatório final no qual inclui a metodologia de trabalho, período da investigação e todas as atividades monitoradas, incluindo as provas levantadas.
Conteúdos em áudio, vídeo e imagens são entregues digitalmente em conjunto com o relatório. Todas as provas são obtidas dentro da lei, de forma que o contratante possa usar as informações coletadas pelo detetive conjugal judicialmente, se assim o desejar. Portanto, o trabalho desse profissional garante eficiência, agilidade e qualidade na investigação de traição.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.