Quando se procura uma pessoa desaparecida nas mais variadas situações, o detetive particular pode agir em auxílio à polícia dando todo o foco para o caso contratado
Uma pessoa pode desaparecer em diversos contextos. Há casos em que se busca apenas reencontrar amigos, colegas de escola ou faculdade e até mesmo parentes distantes com os quais perdemos contato há muito tempo. Não se deve ignorar que, às vezes, temos circunstâncias de sumiço por motivos criminais, como roubo, furto, golpes, inadimplência, estelionatos ou passagem de cheques sem fundo; em que há vítimas com grandes prejuízos materiais. Somente localizando o agente do infortúnio é que se pode tomar as devidas medidas legais.
Precisar encontrar um amigo ou familiar que repentinamente desapareceu, sem deixar rastros, está entre as situações mais aflitivas de investigação. Quando isso ocorre, é importante que se busque ajuda profissional o mais rápido possível, para que as chances de encontrar a pessoa desaparecida sejam as maiores possíveis.
De qualquer forma, pode ser de grande ajuda contar com um detetive particular para localizar pessoas desaparecidas.
Em quanto tempo a pessoa é considerada desaparecida?
O desaparecimento pode ser definido quando alguém, por razões desconhecidas, some por um determinado período. Uma confusão comum é que a pessoa deve estar desaparecida por no mínimo 72 horas ou mais para ser legalmente considerada uma “pessoa desaparecida”. Ou, devido à ficção de filmes e novelas, acredita-se amplamente que é preciso aguardar 48 horas de desaparecimento antes de registrar o boletim de ocorrência.
Na realidade, não é assim que a questão deve ser encarada. É preciso avisar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência imediatamente após a identificação do desaparecimento. Ao mesmo tempo, pode-se garantir um detetive particular para localizar a pessoa desaparecida. Quando o caso envolve crianças e adolescentes, a Lei nº 11.259/2005 junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ainda determinam que uma investigação deve começar imediatamente.
Detetive Daniele conta com um atendimento personalizado
Confira mais artigos relevantes e entre em contato para esclarecer suas dúvidas a respeito do nosso trabalho
Informações pessoais e características físicas para encontrar pessoa desaparecida
Para que um detetive particular localize a pessoa desaparecida, algumas informações sobre o desaparecido são cruciais. Os dados que podem ser relevantes para todo o processo incluem a foto mais recente possível do desaparecido, o nome completo, telefone e endereço.
Além disso, características que podem auxiliar nas investigações, como:
- Descrição das roupas usadas quando a pessoa foi vista pela última vez;
- Apelidos e nomes alternativos usados por parentes e amigos;
- As condições do desaparecimento;
- Se o desaparecido possuía bens quando desapareceu;
- Se há tatuagens, piercings ou marcas de nascença;
- Descrição dos seus hábitos.
Por que e em que momento procurar um detetive particular para encontrar pessoas desaparecidas?
A agilidade em acionar imediatamente as autoridades e um detetive particular para localizar a pessoa desaparecida é extremamente importante. O tempo é decisivo para que as pistas sejam identificadas mais facilmente e a pessoa seja encontrada.
O detetive particular pode ajudar também em casos que não são uma emergência?
Há situações, além de casos de suspeita de sequestro ou que envolvam desaparecimento sem explicações, que podem contar com a ajuda de uma investigação particular, como um detetive particular para localizar a pessoa que desaparece intencionalmente, por exemplo, para evitar o pagamento de uma pensão alimentícia ou um mandado de prisão.
Além disso, há pessoas que se perdem. Nessa situação, um agravante é quando há envolvimento de alguma doença mental ou degenerativa, como o Alzheimer. Um detetive particular para localizar a pessoa desaparecida pode ser de grande valia nessas situações.
Como um detetive atua nos casos de desaparecimento?
O detetive particular não substitui o trabalho policial. As ações de investigações particulares e policiais devem se complementar, principalmente na emergência de pessoas desaparecidas. O papel de um detetive particular para localizar a pessoa desaparecida será um reforço à Polícia ao oferecer dados ou pistas complementares para que o caso seja solucionado.
Escolhendo o detetive particular adequado
É preciso contar com um profissional de confiança, que entenda desse tipo de investigação e que também deve ter consciência da importância em agir rapidamente para tentar localizar o desaparecido. Porque, assim, as chances de descobrir pistas sobre a pessoa desaparecida são maiores. Além disso, um bom detetive saberá quais as medidas cabíveis para levar o caso adiante.
Se precisar de um detetive particular para localizar alguém desaparecido, conte com a Detetive Daniele!