Quem está entrando num matrimônio assume o compromisso de passar o resto da vida com seu cônjuge. No momento do casamento, o desejo de continuar com aquela pessoa é intenso e genuíno, desde que ambos os envolvidos tomem essa decisão por livre e espontânea vontade. No entanto, com o tempo, muitas coisas mudam e a fidelidade pode ser quebrada por um dos cônjuges, trazendo à tona as consequências da traição no casamento.
Em alguns casos de traição conjugal, o casal consegue resolver o assunto e seguir com o relacionamento. Porém, na maioria dos casos, as consequências da traição no casamento levam à separação definitiva, que vem com um grande impacto no lado psicológico dos envolvidos.
Mas será que esse é o único resultado decorrente da infidelidade conjugal? Saiba mais sobre o assunto a seguir, segundo a detetive particular Daniele Martins.
O que acontece depois da infidelidade no casamento?
Por mais que a traição seja frequentemente retratada nos filmes, novelas e séries, quem é traído sempre é pego de surpresa pela situação. Ao saber que seu cônjuge foi infiel, a pessoa se sente sem direção, pois aquele sentimento sobre o qual seu relacionamento e vida foram construídos não existe mais. Portanto, é possível concluir que uma das principais consequências da traição no casamento é a perda da confiança no(a) parceiro(a).
Outra sequela emocional deixada pela traição conjugal é a dificuldade em confiar em outras pessoas no futuro, sobretudo quando existe um interesse romântico por parte do outro. Isso porque a infidelidade traz à tona uma série de dúvidas para a pessoa traída. Ela começa a se questionar sobre sua capacidade de conhecer profundamente o outro uma vez que acreditou na fidelidade de seu cônjuge e foi enganado.
Além disso, também é importante avaliar as implicações jurídicas da traição no casamento. O dever da fidelidade está presente no inciso primeiro do artigo 1566 do Código Civil. Segundo o artigo, são deveres de ambos os cônjuges:
- Fidelidade mútua;
- Assistência recíproca;
- Respeito e consideração recíprocos;
- Vida em comum, no domicílio conjugal;
- Guarda, sustento e educação dos filhos.
Sendo assim, as consequências da traição no casamento também podem abranger a penalização jurídica de quem traiu. A pessoa traída pode receber um valor específico por danos morais ou definir uma quantia para a pensão alimentícia, por exemplo.
Como lidar com as consequências da traição no casamento na justiça?
O processo para obter o ressarcimento financeiro pela traição é bastante complexo. É necessário que a pessoa traída levante uma série de documentos que comprovem a traição. Por esse motivo, antes de entrar com uma ação judicial é fundamental contratar os serviços do detetive particular.
O investigador particular é um profissional que atua com total discrição para confirmar ou negar qualquer suspeita envolvendo a fidelidade conjugal. O detetive utiliza recursos tecnológicos para acompanhar a rotina da pessoa investigada e faz registros em imagens e vídeos que são posteriormente entregues ao contratante.
Com esses documentos em mãos, a pessoa traída pode comprovar em juízo a existência do caso extraconjugal e seu impacto no âmbito psicológico do cônjuge traído. Apesar de o adultério não ser crime, a quebra dos deveres previstos no artigo 1566 do Código Civil abrem caminho para um processo por danos morais. Soma-se a isso o direito de proteção à imagem, honra e dignidade previstos no artigo 5º, inciso X da Constituição Federal.
As humilhações, constrangimentos entre outras consequências da traição no casamento podem deixar marcas profundas e duradouras na pessoa traída. Mesmo sem a possibilidade de reverter os danos psicológicos causados por quem traiu, é possível recolher provas contundentes para utilizar em um processo jurídico com o apoio de um detetive particular experiente e qualificado. Caso queira saber mais sobre esse tipo de investigação particular, entre em contato com a agência de detetives particular Daniele Martins.
SERVIÇOS 24 Horas
O trabalho do detetive particular ajuda no esclarecimento de dúvidas. Antes de terminar um relacionamento ou demitir um funcionário é importante que o cliente tenha certeza da traição, uma vez que essas provas podem ser usadas em casos judiciais.
O resultado da investigação nem sempre é o esperado pelo cliente. Cabe ao detetive particular apenas apresentar a verdade através de provas concretas. Trabalhamos com a elaboração de relatórios completos de todas as informações referentes ao período de investigação.
Dados como locais, datas, horários, nomes, fotos, filmagens constam com detalhes no relatório.