Os equipamentos de detetive podem ser separados em três categorias: audiovisual, rastreamento e escutas
A procura por detetives particulares vem aumentando a cada dia, seja para uma investigação conjugal, de paternidade, empresarial ou de pessoas desaparecidas. E muitas dessas pessoas associam a profissão de detetive particular com o que é mostrado nos filmes e séries, criando aquela imagem e estereótipo de pessoas que vestem casacos longos, usam chapéus, fumam cachimbo e carregam sempre uma lupa para encontrar provas.
Entretanto, a realidade é bastante diferente e não se parece em nada com as retratadas, já que na realidade eles se utilizam de equipamentos tecnológicos e métodos que sejam legais por lei para realizar todo o processo de investigação.
Um bom investigador particular não desiste de trabalhar com equipamento de detetive que seja realmente bom, a fim de fortalecer o seu trabalho e torná-lo ainda melhor. Esses aparelhos podem ser separados nas seguintes categorias:
- Audiovisual;
- Rastreamento;
- Escutas.
Cada um deles é utilizado para um plano de investigação diferente. Para entender quais são os equipamentos de detetive mais usados, separamos alguns deles.
Principais equipamentos usados pelo detetive particular
Os equipamentos de detetive são ferramentas essenciais e imprescindíveis para obtenção de provas e para que o profissional consiga realizar essa investigação da melhor forma possível. Dentre eles podemos citar:
GPS e rastreador
O rastreamento de veículos por meio de um sistema de GPS pode ser usado em todos os tipos de investigação, para que seja possível ter a localização do investigado a qualquer momento.
Esse tipo de equipamento de detetive deve ser instalado em regiões estratégicas, a fim de dificultar que eles sejam encontrados até mesmo durante uma revisão.
Dispositivos de escuta
Outro equipamento de detetive bastante utilizado são os dispositivos de escuta, já que eles podem ouvir tudo o que está sendo dito em um determinado local, como no carro, casa e até mesmo no trabalho.
Eles funcionam por meio da inserção de um chip de celular. Basta o detetive fazer uma ligação para o número do chip para fazer com que ele comece a funcionar. Alguns modelos até registram horas de gravação na memória.
Câmeras
Cada vez mais potentes e evoluídas, as câmeras são um dos principais equipamentos de detetive. Com elas é possível tirar fotos e gravar vídeos em boa qualidade e a uma certa distância.
Para realizar uma investigação, além das câmeras fotográficas e de vídeos, os detetives se utilizam de microcâmeras e drones para captação das imagens do investigado sem levantar nenhuma suspeita.
Claro que existem algumas limitações, como, por exemplo, não é permitido por lei tirar fotos e fazer filmagens do investigado durante relações sexuais com outra pessoa, pois isso pode ser considerado invasão de privacidade.
Disfarce
Sim, os disfarces ainda são utilizados pelos detetives. Isso porque eles precisam se parecer ao máximo com uma pessoa comum.
Esse disfarce permite que o investigador consiga entrar em empresas e se passar por um entregador de refeições ou que consiga conversar com a mesma pessoa sem ter a sua identidade revelada, podendo obter informações relevantes para a resolução do caso.
Quando procurar um detetive particular?
O detetive particular deve ser procurado pelo contratante diante de situações que avalie que seja necessário procurar uma agência especializada. Sendo elas:
- Desconfiança de roubo ou desvio de dinheiro;
- Assédio moral;
- Chantagens e ameaças;
- Concorrência desleal;
- Desconfiança de traição por parte do cônjuge;
- Vazamento de informações sigilosas;
- Abuso de poder.
Em todos os casos, saber quando e como contratar um detetive particular que seja da sua confiança é extremamente importante para garantir que todas as suas suspeitas sejam sanadas com provas irrefutáveis.
Por isso, se está com alguma desconfiança, entre em contato com a Detetive Daniele para que ela e sua equipe consigam ajudá-lo em seu caso da melhor forma possível.